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Comissão Permanente de Licitação

Unimontes economizou mais de R$ 1 milhão de janeiro a novembro



Através do "Pregão", Unimontes economizou mais de R$ 1 milhão de janeiro a novembro


No período de janeiro a novembro de 2006, o sistema de licitações por ‘Pregão’ – modalidades presencial e eletrônico – nas compras de bens e serviços, permitiu à Universidade Estadual de Montes Claros economia da ordem de R$ 1,22 milhão nas compras e contratações de serviços, correspondendo a 24,04% em relação aos valores orçados.
A Unimontes adota o modelo desde novembro de 2002, tendo sido uma das primeiras instituições públicas mineiras a utilizá-lo. Conforme a Comissão Permanente de Licitação da Universidade, nos últimos quatro anos, durante a primeira gestão do reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, o “pregão” possibilitou à instituição economia de aproximadamente R$ 4 milhões.

A redução de custos por intermédio do sistema de ‘pregão’ nas licitações é enaltecida pelo reitor. “A economia gera benefícios diretos para a comunidade universitária, permitindo aplicar mais recursos na melhoria do ensino, pesquisa, extensão e na prestação de serviços, sendo beneficiada também a própria população pelo fato de a Unimontes ser uma instituição pública”, salienta o professor Paulo César de Almeida. “Nos próximos quatro anos, o empenho será o mesmo e cada vez mais redobrado no sentido de obtermos economia sem detrimento da qualidade, até porque esta é uma obrigação de qualquer gestor público”, assegurou.

No ‘pregão’ na modalidade presencial, a licitação para aquisição de bens e serviços é feita por meio de propostas e lances apresentados em sessão pública. Ou seja, com a participação simultânea de todos os interessados. Já no ‘pregão’ eletrônico, são utilizados recursos da tecnologia, através da rede mundial de computadores (‘internet’), mas sem a presença física do concorrente, pois, os fornecedores são identificados através de códigos.

GANHOS EM QUATRO ANOS - De acordo com o presidente da Comissão Permanente de Licitação, professor Ernane Neves Paiva, de um total de R$ 5.078.759,57 envolvidos nas compras de materiais e contratação de serviços em 2006, foram economizados R$ 1.220.933,80. Em destaque, as licitações de material de consumo. A maioria dos produtos adquiridos foi destinada ao Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), incluindo, entre outros, medicamentos e produtos de limpeza.

Ao longo dos últimos quatro anos, o ‘pregão’ proporcionou à Universidade economia de R$ 3.962.400,24. Além da redução na aquisição de bens e serviços em 2006, os valores dos anos anteriores também foram expressivos: R$ 1.172.768,14 em 2005; R$ 871.640,77 em 2004; e R$ 690.658,41, em 2003. No ano de 2002 (em apenas dois meses), a instituição já havia economizado R$ 6.399,26 ao processo de compra.


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